16.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 20, 2024

Estou pensando em internacionalizar minha empresa, como faço? 

Internacionalizar a empresa é um passo muito grande e delicado na vida de um empreendimento, porém, é necessário para todos aqueles que pensam em crescer e, consequentemente, trazer maior lucratividade.

Apesar de muitos acharem que isso é apenas para grandes empresas, médios e pequenos negócios tem uma porcentagem maior de atuação no mercado exterior do que o número de grandes corporações. 

Se bem planejado, uma empresa com estrutura tem potencial para abranger os seus negócios e atingir o mercado internacional. Mas, claro, é um processo que deve ser feito com cuidado e cautela. 

Nesse artigo você vai conferir os principais passos de como internacionalizar a empresa e, além disso, vai ficar por dentro de uma super dica no final. Confira!

Por que internacionalizar a empresa

Antes de saber como internacionalizar a empresa, é importante compreender por que fazer isso. Existem muitos benefícios atrelados à essa decisão, como:

Outros mercados e oportunidades

A partir do momento que você se arrisca em negócios do exterior, você terá maiores oportunidades de mercado. Afinal, quando você parte para o exterior, espera-se um volume maior de clientes.

Porém, além disso, você também poderá encontrar novas oportunidades. É um mundo novo e se você souber aproveitar, conseguirá tirar o melhor proveito do que tem disponível no mercado.

Variação de risco

O ato de internacionalizar a empresa é um risco, isso é inegável. Porém, você estará diversificando o seu mercado e, no final das contas, os riscos serão menores.

Caso aconteça uma grande crise no Brasil, você terá o mercado exterior para se apoiar.

Maior reconhecimento

Um dos benefícios de internacionalizar a empresa é justamente o maior reconhecimento que você irá ganhar no mercado.

Só o fato de o seu mercado consumidor no Brasil descobrir que a sua empresa atua no meio internacional já se ganha uma credibilidade praticamente instantânea. 

Então, a própria propaganda em dizer que o seu negócio está se internacionalizando trará frutos para o mercado nacional.

Novos aprendizados

E, claro, não podemos deixar de dizer que tudo isso irá gerar muitos aprendizados. O crescimento profissional também se dá pelas novas experiências que passamos.

Muito do que você aprender no mercado exterior poderá ser aplicado nacionalmente e vice-versa. Acaba sendo uma nova perspectiva sobre o mundo dos negócios e isso é muito bacana!

Como internacionalizar a empresa

Buscar internacionalizar a empresa traz muitos pontos positivos, não há dúvidas quanto a isso. Porém, é preciso compreender que esse trabalho é árduo e exige dedicação.

Se você quer começar a agir no mercado exterior, então deve ter em mente que um plano estratégico precisa ser elaborado. A seguir você confere algumas dicas para começar a trilhar o seu caminho internacional.

Estude o mercado

A primeira coisa que você deve fazer é estudar o mercado, nacional e internacional. É um risco muito alto investir fora do país se você nem ao menos sabe como o seu nicho está se comportando além do Brasil.

Esse tipo de pesquisa não é simples e muitas vezes você não encontrará respostas prontas na internet. Será preciso pesquisar, entrar em contato com outras empresas e até mesmo viajar para compreender, na prática, como o mercado vem reagindo.

Faça um plano de ação

Quando você tiver absolutamente tudo mapeado e devidamente estudado, está na hora de fazer um plano de ação.

Vale ressaltar que internacionalizar a empresa não é algo que você partirá do 8 para o 80. É necessário um plano que, gradualmente, viabilize a sua empresa fora do país.

Você precisa definir um objetivo e, então, traçar pequenas metas até chegar àquilo que você deseja.

Veja o que a sua empresa precisa fazer

Nem sempre a sua empresa estará preparada para encarar o cenário internacional e é muito importante saber admitir isso. É importante organizar a sua empresa internamente para que seja possível atingir os objetivos desejados.

Isso pode envolver contratações de novas pessoas, demissões ou simplesmente uma mudança de estrutura e cultura dentro da empresa. 

É importante avaliar quais são os pontos fracos e fortes da sua empresa para que ela comece com o pé direito.

Comece pelos países que fazem mais sentido 

Tornar-se internacional é difícil e você não terá o reconhecimento e espaço mundial. Se nem empresas como a Coca Cola conseguem estar em todos os países, é preciso que você pense com cautela.

No seu estudo de mercado você deve avaliar quais são os países que estão mais suscetíveis ao seu negócio. Isso irá te ajudar a entrar no meio internacional de forma muito mais assertiva.

De “país em país” você vai conquistando o seu espaço internacional e, consequentemente, a sua empresa vai crescendo cada vez mais (e lucrando mais!).

Tenha conteúdos em outras línguas

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é investir em conteúdos em outros idiomas. De modo geral, o inglês acaba sendo o mais usado por ser o mais próximo de uma língua universal que temos.

Porém, se você realizou um estudo de mercado e viu que tem muitas oportunidades na Itália, por exemplo, não deixe de traduzir o seu site, portfólio e afins para o idioma italiano.

Isso irá ajudar a sua empresa a se tornar mais acessível e poderá trazer muitos parceiros. Para realizar essa tradução, contar com empresas de tradução de site em espanhol e inglês é uma boa alternativa, mas falaremos disso mais adiante.

Avalie os seus resultados

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes: se você quer internacionalizar a empresa, não pode deixar de acompanhar os resultados das ações que você vem tomando.

Somente avaliando quais foram os resultados das suas estratégias que você conseguirá mensurar o quanto as suas escolhas tem promovido sucesso.

Sem os resultados todas as suas tomadas de decisão estarão no escuro, sendo assim, priorize a parametrização das suas ações, pois isso irá ajudar a validar o que vem sendo feito.

Conheça a Espanglish 

Como dito anteriormente, fazer a tradução de site em espanhol e inglês, ou em qualquer outro idioma, é uma das formas de começar a internacionalizar a empresa e a atrair mais público.

Mas como fazer isso? A tradução de sites e outros documentos deve ser feita por profissionais qualificados e experientes no assunto, sendo que os aplicativos de tradução não são nada adequados para isso.

Apesar de eles funcionarem muito bem para uso pessoal, esse tipo de recurso acaba tendo muitas limitações, incluindo a tradução inadequada de conteúdos mais complexos.

Nesse cenário, é impossível não recomendar a Espanglish, uma das empresas mais conceituadas de tradução de site em espanhol e inglês do país.

Na verdade, o serviço de tradução de site é apenas um dos oferecidos nos mais diferentes idiomas, confira:

  • Tradução de Inglês
  • Tradução de Espanhol
  • Tradução de Português de Portugal 
  • Tradução de Francês
  • Tradução de Polonês
  • Tradução de Alemão
  • Tradução de Italiano
  • Tradução de Russo
  • Tradução de Holandês
  • Tradução de Turco
  • Tradução de Árabe
  • Tradução de Chinês
  • Tradução de Japonês
  • Tradução de Coreano
  • Tradução de Hebraico

Enfim, buscar internacionalizar a empresa não é fácil, mas há um caminho a ser seguido para ter sucesso. Se você quer saber mais sobre a tradução do seu conteúdo online para começar a medir o mercado no exterior, acesse o site da Espanglish.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

spot_img