19.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 20, 2024

7 dicas para fazer um intercâmbio sem passar por dificuldades

Você já pensou em passar por novas experiências fora do país? A grande maioria das pessoas deseja, pelo menos em algum momento em sua vida, fazer um intercâmbio! E se você é uma delas, aqui você vai conferir as dicas para fazer um intercâmbio.

Antigamente, passar um período fora do país era algo muito exclusivo e para poucas pessoas. Hoje, apesar de ainda representar um valor significativo, se tornou muito mais acessível para a população de modo geral.

Nesse cenário, a procura por intercâmbios cresceu muito e, consequentemente, os questionamentos também. Neste artigo você vai ficar por dentro das principais dicas para não passar por dificuldades.

Confira as dicas para fazer um intercâmbio

Antes de falarmos sobre as dicas para fazer um intercâmbio, ressalta-se que você pode realizar um intercâmbio por conta própria ou solicitando o suporte de uma agência.

Independente dos casos, as dicas que daremos neste artigo irão te preparar para uma experiência muito mais tranquila – e traremos muitas coisas que nem sempre as agências de intercâmbio te contam.

Mas, enfim, vamos às dicas?

  1. Pesquise sobre o país

A primeira das dicas para fazer um intercâmbio é sobre algo que parece óbvio, mas, na verdade, muitos intercambistas não fazem isso de forma muito aprofundada.

Normalmente as pessoas já têm um país em mente por determinados motivos, mas, no fundo, poucas fazem um estudo detalhado do local.

O processo de intercâmbio leva algum tempo, então você pode ir se aprofundando aos poucos. A seguir temos algumas dicas que irão te ajudar a conseguir boas informações sobre o país de destino.

Cultura

Talvez essa seja uma das coisas mais importantes, pois a cultura de um país é o que nos fará sentir ou não aquela sensação de identidade no local.

Por isso, não deixe de pesquisar sobre os principais traços comportamentais da população, religião, estilo de vida e coisas do gênero.

Clima

Avalie o clima do ano como um todo e, claro, principalmente na época em que você pretende fazer o intercâmbio.

Ressalta-se que o clima muda muito de uma região para outra, então, assim que souber quais são as possibilidades de cidades, pesquise de forma individual sobre cada uma delas.

Pontos turísticos

Obviamente, você vai querer conhecer os melhores pontos turísticos daquele país! Uma das dicas para fazer um intercâmbio é justamente pesquisar sobre eles antes de ir.

Normalmente conhecemos as opções mais famosas, mas se você pesquisar mais a fundo conseguirá descobrir coisas belíssimas que a maioria dos turistas não encontra.

Mercados mais aquecidos

Se você pretende trabalhar durante o intercâmbio, pesquise quais são os mercados mais aquecidos e quais são os principais tipos de emprego que costumam ser oferecidos aos intercambistas.

Épocas festivas

Confira se na época do seu intercâmbio haverá festividades para serem comemoradas, pois isso é uma ótima chance para conhecer mais sobre a cultura do país.

Culinária

E, claro, você também precisa saber aquilo que vai comer, não é mesmo?! Normalmente a culinária é bem distinta em outros países, então não deixe de se informar sobre os pratos típicos e refeições mais comuns.

  1. Pesquise sobre as informações necessárias

Além de pesquisas aspectos gerais sobre o país, uma das dicas para fazer um intercâmbio que irá te ajudar a não passar dificuldades é sobre os passos básicos que você precisará dar no outro país, como:

Contas de banco

Veja como funciona o sistema de bancos, se é necessário algum documento em específico ou se é possível adiantar algum trâmite online.

Formas de contato

Quando você chegar em outro país precisará de um chip para se comunicar, então tente encontrar como funciona o sistema telefônico por lá.

Acomodação

Em alguns casos é possível reservar a acomodação ainda estando no Brasil, isso vai lhe ajudar a ter ais estabilidade (mesmo que seja uma hostel para os primeiros dias, até se instalar de forma mais estável).

Transporte

Busque sobre o sistema de transporte, incluindo as opções mais comuns e como são feitas as cobranças.

Seguro viagem

Resolva isso estando no Brasil e não deixe de ir viajar estando plenamente assegurado.

  1. Busque por oportunidades

Esteja você indo para estudar, trabalhar ou os dois, não deixe de buscar por boas oportunidades no país.

Mesmo que você não tenha a necessidade de trabalhar, conseguir um emprego por algumas horas na semana te ajudará a ter mais contato com a cultura e vivenciar melhor aquele país.

Com a internet é possível procurar boas oportunidades (incluindo cursos) ainda estando no Brasil. Procure pelos sites que costumam conter essas informações e comece a sua busca sem precisar sair de casa!

  1. Avalie o quanto tempo pretende ficar

Uma das mais valiosas dicas para fazer um intercâmbio é sobre a administração do seu tempo em outro país.

Normalmente os intercâmbios podem ser de 2, 3, 4, 6 meses ou 1 anos e o período é você quem escolhe.

É muito interessante pensar na sua viagem considerando o tempo que você terá em outro país, pois, dessa forma, você consegue elencar as suas prioridades para conseguir aproveitar ao máximo cada minuto que estiver por lá!

  1. Fale o máximo outro idioma

Se você vai para outro país, não perca a oportunidade de melhorar o idioma nativo de lá.

Normalmente as pessoas fazem anos e anos de inglês, mas somente no intercâmbio conseguem aprimorar a comunicação nesse idioma.

Sendo assim, aproveite muito a sua estadia em outro país para aprimorar o idioma.

Uma dica que você também pode aplicar antes de ir é: comece a pensar e a falar nesse idioma sozinho, pois isso irá te ajudar a melhor na comunicação para quando chegar no seu país de destino.

  1. Faça um checklist

Mudar de país não é fácil e muito provavelmente você levará muitas coisas, mas como fazer para se lembrar de tudo?

Comece a fazer um checklist, como uma listinha em seu bloco de notas. Todas as vezes que você se lembrar de algo não deixe de anotar.

No momento de fazer as suas malas, pegue a sua listinha e vá incluindo tudo aquilo que vinha anotando. Com certeza você não esquecerá nada!

  1. Tenha todos os documentos necessários

Por fim, mas não menos importante, uma das mais importantes dicas para fazer um intercâmbio é sobre a documentação.

A documentação para o intercâmbio irá variar de acordo com o país e com os objetivos do seu intercâmbio. Ressalta-se que tudo deve estar devidamente organizado para que você consiga viajar sem qualquer problema.

Em muitas situações é necessário recorrer aos serviços tradução juramentada, ou seja, realizar a tradução de seus documentos e afins. Porém, é preciso que seja a tradução juramentada em específico, pois esse procedimento mantém a fé pública.

Ou seja, o documento que foi traduzido passa a ter validade no país em que você pretende fazer intercâmbio.

Sem os serviços tradução juramentada não será possível fazer os devidos registros em escolas ou até mesmo trabalhar, então não deixe de organizar e validar tudo aquilo que for exigido.

Agora, para finalizar as dicas para fazer um intercâmbio, não deixe de conhecer a Espanglish, uma das melhores empresas de tradução no Brasil, especialista em tradução juramentada para intercâmbios. Acesse o site e entre em contato com a equipe.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

spot_img